Manifesto


O espaço público de uma cidade tem um papel essencial como meio de divulgação de mensagens e é o único sítio onde se pode comunicar sem filtros, sem impostos, sem censura. É pela cidade que se encontra a verdadeira opinião de todos os cidadãos expressa das mais diferentes formas. Durante regimes políticos que desagradam o povo, as paredes são folhas em branco e o tráfico de ideais é feito pelas ruas através de panfletos; durante as manifestações, as artérias principais enchem-se de um fluxo de gente que bombeia palavras de ordem; quando um povo se junta por uma causa, é nas ruas que vemos as bandeiras e é lá que são hasteadas as boas vontades; se uma nação tem um grande desgosto, o luto percorre todos caminhos e recantos até adormecer; se uma tremenda felicidade enche uma população é em toda a cidade que se faz a festa. Até os mais poderosos utilizam este espaço para comunicar e para serem consumidos como produtos políticos, comerciais ou de cultura.


Pela cidade, as ideias circulam livremente e podem ser encontradas nos sítios mais surpreendentes. Este é o espaço onde a arte e o vandalismo convivem lado a lado como dois meios idênticos de expressão, sem qualquer tipo de elitismo, ou censura, porque todas as vozes tem lugar, seja de que forma for. É por isso que uma cidade deve ser percorrida e vivida em todas as suas dimensões, numa procura casual de coisas que nos podem chocar ou inspirar. Seja qual for o efeito, não nos podemos esquecer que é nisso que consiste a liberdade de ideias e de expressão.
O espaço público é um sítio de todos e onde todos devem contribuir para que haja uma livre circulação de ideias e ideais, sejam eles de que natureza forem.
É por isso que queremos tornar a cidade num sítio cada vez mais nosso, cada vez mais de todos.

Por um movimento ativo.