segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Todos iguais, todos diferentes


No meu trabalho eu não me posso abster das minhas responsabilidades. Não posso, simplesmente, não participar. As consequências são óbvias e rapidamente imputáveis. 
É exigido de mim que cumpra o que me comprometi a fazer e eu, por ter aceite essa responsabilidade cumpro. Não é bom nem mau, é o que é.

Na assembleia da república parece que essa responsabilidade é vista de uma forma frívola, muito embora todos os 230 deputados serem contra a abstenção quando se candidatam a qualquer órgão de soberania. Eles, que representam sufragicamente a nossa escolha, são os primeiros a fugir ao principio básico que defendem na democracia; eles, que são eleitos para defender os nossos interesses têm a opção de não se dignarem a fazê-lo, numa desresponsabilização umbilical, exatamente contrária à posição que deviam ter. 

A visão distorcida de responsabilidade reflete algumas razões para estarmos onde estamos. Até todos sermos reconhecidos como cidadãos iguais é difícil acreditar que vamos superar esta fase de crise em conjunto e sem desigualdades.





Obrigada Miguel Cardoso pela inspiração noturna.

4 comentários:

  1. Pois é, esta contradiçāo, aparentemente inconsequente, é acima de Tudo indigna de um orgāo que representa a democracia. Temos que viver com isto ou em alternativa, sermos agentes da mudança. Fico muito satisfeito ao perceber que existem consciências que tal como eu, pensam que é possível uma mudança para tornar este país pelo menos mais credível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre alguém que acredita na mudança, caso contrário já tínhamos todos mudado de país. No entanto, há sempre os que ficam.

      Eliminar
  2. Ao sermos apenas espectadores do que vai passando à nossa volta só serve para reforçar o filme de terror que emana dos comentários de café
    Mas há que fazer a distinção entre a abstenção do processo político, que é claramente uma forma de participação passiva e abstenção no âmbito de uma votação em assembleia. Esta última, quando manifestada em consciência, é uma forma de participação no processo.

    ResponderEliminar