segunda-feira, 30 de julho de 2012

Pequenos nadas



Os clichés e os ditados populares jogam na mesma modalidade, muito embora os ditados façam parte da primeira liga e os clichés estejam na liga de honra. Mas o que interessa não é ganhar, é participar, e o conceito em si é o mesmo: conhecimento empírico resumido numa pequena frase. 

Português que se preze, tem presente no seu discurso um conjunto destas frases e não pensa duas vezes antes de as utilizar. Cruzamo-nos na rua e, em 5 minutos de conversa, fogem-nos da boca para fora. Assim, num breve encontro, por mais madrasta que a vida seja, o importante é ter saúde, muito embora com o mal dos outros possamos nós bem.A análise politica fica facilitada, porque isto dos políticos são todos iguais e, a verdade, é que para além das eleições, quem se lixa é sempre o mexilhão.

Um tema que dá pano para mangas é o tempo. Eles dão tempo na rádio, na net e na televisão e a cavalo dado não se olha o dente, muito embora no ano passado não estar nada assim, até estava uma temperatura completamente diferente. Mas eles é que sabem. 

Nos encontros e reencontros com estas bengalas argumentativas e explicativas, falamos com a nossa identidade, salvo seja. Sabe muito bem telas sempre na boca, sem querer ferir suscetibilidade, já que a língua portuguesa é muito traiçoeira.




Sem comentários:

Enviar um comentário