quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Bonito de se ver

Durante muito tempo, a bicicleta foi o meu meio de transporte diário. Era barato, poupava tempo e eu ficava em forma. Sempre tive a preocupação de me informar sobre o código da estrada para velocípedes, da condução defensiva e da segurança básica. Para mim, estes sempre foram fatores muito básicos a ter em conta quando se conduz qualquer transporte de forma regular. 

Agora que as bicicletas invadiram as ruas e começam a ser cada vez mais utilizadas, irrita-me a atitude arrogante e petulante dos ciclistas que não se respeitam a si próprios, nem respeitam terceiros. 

O desrespeito por eles próprios começa pelas normas de segurança que, como não combinam com o estilo, são ignoradas. Quando a aparência se sobrepões ao nosso bem- -estar chama-se.. como é que é? É isso: estupidez. 

O desrespeito pelos outros, e principalmente pelos peões, faz-se pela invasão constante dos passeios como se estes fossem ciclovias. Caros senhores ciclistas, fiquem a saber que não são, usem a estrada como os outros transportes. Eu até percebo que em certos sítios não há outra alternativa. Eu, por exemplo, nunca vou fazer a rotunda do marquês de bicicleta. Mas andar sempre nos passeios que, muitas vezes, já são pequenos de mais para os transeuntes, é uma falta de respeito. 

Estes são alguns dos pontos, entre muitos outros desconexos, que não percebo num grupo de pessoas que quer mostrar uma forma alternativa de locomoção e faz questão de criticar a atitude dos carros. Ser preocupado com o mundo e com o ambiente passa, a cima de tudo, por respeitar os outros. E por mais cool que seja um penteado, um traumatismo craniano tira-lhe muito mais pinta que um capacete. 



PS – E não, a solução não passa por fazer ciclovias numa cidade feita de colinas e ruas demasiado pequenas. As bicicletas e os carros convivem bem lado a lado se houver respeito mútuo (onde é que já li isto hoje?).


Sem comentários:

Enviar um comentário