segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Onzes de setembros

Desde há 10 anos que, quando se aproxima o 11 de setembro fala-se de milhares de onzes de setembro esquecidos na história da humanidade.


A perda de vidas humanas não pode ser hierarquizada, e todos os acontecimentos que se deram nesta data ao longo da história têm o seu peso.


A verdade é que, nos últimos 10 anos, não houve um acontecimento com tanto impacto no mundo ocidental como os atentados na América em 2001. Nunca ninguém pensou que seria possível engendrar um esquema de tão grande magnitude para atingir um país que, na altura, parecia intocável. Este acontecimento afetou todo o mundo quer a nível económico quer a nível de segurança. Este foi um acontecimento tirado diretamente de um qualquer guião americano, de um filme que se tivesse aparecido anos antes ninguém acreditava puder tornar-se real.


A história da humanidade estará sempre a evoluir até a humanidade acabar. Mas a memória dos acontecimentos não é infinita e há coisas que afetam mais certas culturas que outras. A informação, neste caso tem um papel crucial. Sendo que o mundo ocidental é onde estamos inseridos, os nossos órgãos de comunicação social escolheram esse como tema recorrente deste mês.


E para quem sente que os media estão a abusar do tema, mudem de canal, não comprem jornais, não participem. Só assim é que eles percebem, porque como a maior parte deste tipo de problemas, as coisas só mudam quando agimos.

2 comentários:

  1. De facto, estas efemérides arriscam-se a ser contraproducentes.
    Quantos inocentes falta matar na Síria para prefazer um Onze de Setembro?

    ResponderEliminar
  2. Seguindo o raciocínio do Zé Caldeira, quantos mais meninos morrerão silincosamente à fome. Nem as mães têm força para gritar!
    Ao Fusível é engraçado que o filme " Assalto ao Arrenha Céus " é anterior ao 11 de Setembro de 2001.

    ResponderEliminar