segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dia feriado

Existem 14 feriados por ano. Desses catorze, 7 são religiosos. Num Estado laico faz mais sentido acabar primeiro com estes últimos do que extinguir os que fazem parte da história do país e da república. Para não ser demasiado dramático, podia-se deixar a Páscoa e o Natal, mas de resto, porque é que não os passam todos para domingo? Não é este o dia da celebração de Deus e quando ele descansa? Então é o dia perfeito para celebrar, num descanso mais animado. 

Em relação aos outros feriados, vou ter que admitir muito embora me custe muito, até concordei com a opinião do Duarte de Bragança: Porque não juntar o dia de Portugal com o Dia da restauração da independência? Isso, e passá-los todos para segundas ou sextas de forma a não quebrar a produtividade durante a semana. 
E assim fica exposta uma forma simples e facilmente compreensível da alteração dos feriados. Às vezes custa-me perceber como é que o governo tem tanta dificuldade em tomar determinadas decisões e ferir suscetibilidades de certos grupos que nem sequer pagam impostos. Mas enfim, pode ser que este post os ajude. 


3 comentários:

  1. Concordo inteiramente com este Post. Mas o 25 de Abril e o 1º de Maio não se mexe.

    ResponderEliminar
  2. Sim, o "25 de Abril e o 1º de Maio não se mexe". São feriados distintos. Um celebra a democracia após 48 anos de ditadura. O outro é o Dia do Trabalhador e é celebrado por TODO o mundo.

    Não entendo, juro que não entendo, porque raio as pessoas dão tiros nos pés.

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente. A incoerência, falta de informação e esclarecimento, enfraquece os nossos políticos e governantes.

    ResponderEliminar