segunda-feira, 4 de abril de 2011

Complexo narcisista invertido-dissimulado (querendo com isto dizer: crítica do nosso reflexo)

Toda a gente está muito surpreendida com o comportamento dos políticos portugueses e da forma como metem os seus interesses à frente dos interesses do país. Ora, como sabemos, eles são tão portugueses como o mais comum dos mortais português. Estão a comportar-se exatamente como se comporta toda a população, ou seja, todos nós. São o reflexo do povo e julgá-los, para 99.9% da população, é ser hipócrita.

Basta olhar à nossa volta, e para nós próprios, para perceber que não temos comportamentos muito melhores. É ir na autoestrada e ver a faixa do meio sempre cheia de carros enquanto a faixa da direita (mais conhecida como a “não viril”) está sempre vazia; é ver a quantidade de pessoas que se gabam por conseguirem enganar os empregadores para não fazerem nada na hora de expediente; é ver grandes, médias, pequenas empresas e pessoas individuais a fugir aos impostos por ganância; é ver carros parados em segunda fila a perturbarem todo o funcionamento e circulação das cidades; é sermos o país das cunhas; é a quantidade de gente a viver de subsídios sem precisar; é a inveja do sucesso dos outros; é todo um conjunto de coisas que todos fazemos contribuindo para que o país seja pior e para que ele sofra as consequências dos nossos erros caindo em crise. Quem é que paga? Todos.

Eu, tu, ele nós, vós eles, todos fazemos parte deste sistema e os políticos também porque, tal como nós, são portugueses. Sim, é pior porque gerem um país, mas é importante que não nos desresponsabilizemos porque também nós mandamos em Portugal.

Portanto, antes de criticar toda a classe política (por mais que eles mereçam) devemos refletir na nossa intervenção cívica e melhorá-la. Caso contrário somos tão hipócritas como eles. 

 

4 comentários:

  1. MUITO BEM! Vou tentar atirar pedras aos telhados dos outros antes de ver os meus!

    ResponderEliminar
  2. O post é exatamente sobre o contrário, mas cada um é livre de fazer o que quiser.

    ResponderEliminar
  3. Sim é preciso que as pessoas percebam que se não mudarem de mentalidade nada poderá funcionar. Mas também acho que deve ser a classe politica antes demais que deve incentivar isso, deve ser a classe politica que deve dar o exemplo, deve ser a classe politica a educar a população.

    ResponderEliminar
  4. Neste momento (suponho que nos próximos tempos também) a classe política não é propriamente um exemplo a seguir. Devemos ficar à espera que sejam exemplares para andarmos para a frente?

    ResponderEliminar