segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Who is WHO

A agência WHO tem dado cabo do sono a muitos amigos nossos, a quem esta agência ficou a dever muito dinheiro. Não estou a falar nem de um, nem de dois ou três casos, estou a falar de muita gente que ficou lesada por esta agência. Nesse sentido, partilho um testemunho que representa várias vozes, e faço em apelo para que sejam denunciados mais casos, para que seja denunciada a página do Facebook e para que se juntem nesta luta contra um exemplo do porquê da crise deste país que deixa passar impune casos destes. Saibam mais histórias aqui e aqui.

A minha relação com a who sempre foi complicada desde o primeiro trabalho. Assinei um contrato em Agosto de 2007 juntamente com dois colegas designers, e passámos a ser representados pela WHO como um colectivo de motion design. 


Fomos levados, logo no primeiro trabalho, a colaborar de graça para a agência, sob o pretexto de ser uma tremenda mais valia para nós, estarmos associados à WHO. 

  Depois desse trabalho, que correu às mil maravilhas por não ter envolvido dinheiro, foi sempre muito complicado receber os nossos honorários a tempo e horas. Até que, em abril de 2009, aceitámos um trabalho para uma câmara municipal, que consistia num vídeo promocional do concelho. 





A adjudicação desse trabalho incluía um plano de pagamentos faseados, e nunca esse plano foi cumprido. Ou não atendiam o telefone, ou inventavam desculpas, do mais criativo que existe, para evitar pagar os valores combinados. Era um verdadeiro desespero para nós, que como 3 jovens criativos, temos a renda e as contas para pagar. Éramos obrigados a verdadeiras perseguições telefónicas para receber uma resposta, e quando essa resposta vinha, começava sempre com "infelizmente, não vamos conseguir pagar já, porque...". 





A certa altura, e mais uma vez, porque somos 3 jovens criativos, começámos a precisar de dar prioridade a outros trabalhos, de outros clientes (não relacionados com a WHO ou com qualquer cliente da WHO), comunicámos à who que não iríamos cumprir as diferentes fases de entrega do trabalho enquanto não houvesse ordem nos pagamentos. Ainda assim, decidimos, por princípios profissionais e por termos criado simpatia com o cliente final, acabar por entregar a totalidade do trabalho, falhando apenas os prazos de entrega, como haviam sido falhados os pagamentos. 



  Essa nossa decisão levou a que a who considerasse uma "prestação de serviço deficiente" e recusar-se pagar a metade final do trabalho, correspondente a cerca de 4700 euros, e enviando uma carta de rescisão de contrato, acusando-nos de uma "infracção muito grave" segundo o seu contrato leonino, sujeitando-nos a uma indemnização de 472.500,00 euros. 

Tão absurda era essa indemnização que nunca mais deram continuação a essa carta, confirmando o modus operandi que fomos assistindo até agora, a ameaça "a ver se pega". Curiosamente, "esquecido" no meio dessa rescisão, ficou outro pagamento de outro trabalho não relacionado com este, no valor de 1000 euros. 

  Ora, uma vez que é muito complicado lutar contra uma agência como a WHO, restava-me a mim, procurar o meio mais eficiente para conseguir atenção, ou seja, divulgar a situação em redes sociais. 

Descobri rápidamente que não estava sozinha, dezenas de outras vítimas foram surgindo, algumas com processos a decorrer. Divulguei, efectivamente, apoiando-me sempre na verdade, a dívida que a WHO tinha para comigo, e por essa razão recebi telefonemas da Ema Cerveira ameaçando-me de queixa na polícia judiciária. 

Ora, uma vez que nada temia, continuei a minha campanha de divulgação, já com o principal intuito de alertar colegas de profissão, potenciais vítimas. Efectivamente, em dezembro de 2010 fui interrogada pela polícia judiciária, por alegadamente ter difamado a agência who no facebook. Tal como eu, o próprio agente que me interrogou considerou tal injunção uma brincadeira, e aconselhou-me a não prestar sequer declarações e seguir com a minha vida. Pouco tempo depois, a queixa foi retirada - irónicamente - por falta de pagamento das taxas associadas à injunção. 

  Desde então que continuo a propalar a dívida e a vigarice de que fui vítima, com acréscimo de atentado à minha integridade, uma vez que nunca difamei ninguém, apenas disse a verdade, e como tal considero um crime a queixa que fizeram contra a minha pessoa. 

No passado mês de outubro, fui contactada pela Ema Cerveira, que pedia uma reunião para revisão da dívida, em troca de, nas suas palavras, "paz". Como tal, agendámos uma reunião, onde ela se apresentou acompanhada da advogada, sem aviso prévio.

Propuseram, então, o pagamento parcial da dívida (uma vez que, alegadamente, o cliente final nunca pagou a totalidade do trabalho por, também ele, considerar "deficiente") em troca da minha assinatura num documento de quitação com os seguintes termos:

"Todos os membros do Grupo SEGUNDO DECLARANTE supra identificados se interditam expressamente de, a partir do presente momento e no futuro, divulgar, difamar, propalar e injuriar a PRIMEIRA DECLARANTE e a sua gerente, Ema Bárbara Costa Campos Cerveira, de todas as formas e em qualquer meio de comunicação verbal ou escrito assim como na internet, nomeadamente em blogues, na rede social facebook assim como nas redes sociais em geral, devendo igualmente abster-se de empregar o nome da WHO, sua gerente e seus colaboradores, obrigando-se igualmente repor o bom nome da WHO, sua gerente e seus colaboradores, na devida extensão em que os mesmos foram prejudicados no passado devido às acções enumeradas, obrigando-se a eliminar na totalidade todos os comentários por si publicados e difundidos na internet, nomeadamente em blogues, na rede social facebook assim como nas redes sociais em geral, de forma devidamente comprovada perante a PRIMEIRA DECLARANTE.


4) As partes celebram entre si uma clausula penal no valor de Euros 200.000,00 caso os SEGUNDOS DECLARANTES continuem a divulgar, difamar, propalar e injuriar a PRIMEIRA DECLARANTE e a sua gerente Ema Cerveira, devendo igualmente abster-se de empregar o nome da Who, sua gerente e seus colaboradores de forma verbal ou escrita, nomeadamente em todos os sites da Internet tais como blogues, redes sociais etc.
5) A PRIMEIRA DECLARANTE obriga-se a extinguir qualquer processo judicial que eventualmente se encontre pendente em relação aos SEGUNDOS DECLARANTES, interditando-se igualmente de iniciar procedimento cível ou criminal contra os mesmos, caso se verifique o estrito cumprimento do conteúdo do nº3 supra."

  Da forma como eu vejo as coisas, este documento representa uma chantagem. Trocam o dinheiro que me devem, e que é meu por direito, pela confissão de algo que eu não fiz, porque nunca menti, sujeitando-me a coimas brutais se violar este acordo. É uma tentativa de troca de papéis, entre o criminoso e a vítima. 

Recusei-me, como é óbvio, a assinar tal coisa, por considerar que não há valor que pague a minha integridade. Este documento representa mais um dos abusos que a WHO tenta exercer sobre os seus agenciados (ou ex agenciados), e faz com que tenha ainda mais vontade de divulgar este caso e lutar para que se faça justiça. Não consigo entender como é que uma agência com o nome da WHO continua de portas abertas a abusar de jovens criativos, e a sair impune dos inúmeros casos de vigarice.


18 comentários:

  1. A história é sempre a mesma, incumprimento nos pagamentos e ameaças... é preciso que a justiça e sobretudo a verdade prevaleça...a Who tem vindo a destruir psicologicamente os criativos que agencia ou não...os clientes precisam de saber o que esta agência faz, pode ser que ao contrário da Ema Cerveira tenham algum tipo de consideração e humanismo perante os criativos que cumprem com trabalho...sim porque nós os criativos também temos vida e consequentemente contas para pagar como as outras pessoas...vamos acabar de uma vez por todas com a violência psicológica que esta "senhora" tem feito!!!

    ResponderEliminar
  2. Concordo. Por isso temos que divulgar estes abusos para que todos fiquem a conhecer esta vergonha. Ainda por cima, se a memória não me falha, a WHO recebeu recentemente um reconhecimento/prémio.

    ResponderEliminar
  3. É uma vergonha. Existe claramente nesta empresa um padrão comportamental que consiste em roubar, vigarizar e depois tentar abafar com ameaças as suas vitimas.
    Até quando??????

    ResponderEliminar
  4. isto e o pâo nosso de cada dia,tudo porque a justiça em portugal e cara e lenta,e esta ao serviço do corrupto, daquele que tem dinheiro e conhecimentos.
    tudo isto se deve ao serviço que Socrattes e o seu governo so PS, principalmente a governar com maioria absoluta,trataram de salvar os amigos.
    depois de me reformar na aeria de manutençao de avioes, na tap,de 2007 e 2008,voltei a trabalhar na aviaçao,pela minha experiencia em lookeed na tap, numa companhia charter de nome Luzair,no final de 2008, ajudaa pela comunidade europeia, proibir o voo destes avioes na europa,porque o negocio sao os novos airbus,a Luzair arrumou o aviao na jordania,deois em junnho de 2009,ractivaram a luzair com outro aviao,como ja não necessitavam de nos,acordaram em pagar,no meu caso seram 9500 euros, em prestaçoes de 320,00euros,pagaram a primeira em julho de 2010,a resposta e que pagam quando tiverem dinheiro.
    a histotia e a mesma, sabem para levar a empresa a tribunal,e necessario dinheiro e tempo,para pagar a advogado e custas, porv outro lado as empresas jogam com os recursos, para 0 queixoso para porque nâo tem dinheiro para alimentar o sistema.
    um bom advogado e dinheiro,evita que o criminoso a para a cadeia,este e estratagema de Isaltino Morais,quem paga sâo os municipes de oueiras, este e o paìs que temos.
    ae redes sociais ajudam a abrir os olhos os olhos,nâo deixar cair no esquecimento,a desgraça que os politicos que nos tem governado,estando impunes aos crimes que tem cometido, da qual deveriam ser julgados.
    agora a moda e acabar com a classe media.esses nâo tem problemas porque tem policia a porta, para os proteger, não são assaltados nem roubados.
    o lema deste governo e acabar com a classe media.

    ResponderEliminar
  5. certo, mas ninguém pode impedir de contar a verdade sobre os procedimentos vergonhosos daquela empresa.

    ResponderEliminar
  6. devemos usar os meios que temos para divulgar injustiças e combate-las, sejam blogs, facebooks, jornais, palavras, ajuntamentos, etc. e devemo-nos juntar.

    O povo vencido jamais será unido.

    ResponderEliminar
  7. Esta agência tem como prática corrente, pedir trabalho a artistas incautos, prometer pagar menos de metade daquilo que o trabalho vale, e depois ficar anos para pagar... ou nunca pagar. Tentam vencer pelo cansaço, pelas desculpas esfarrapadas, ou até mesmo com ameaças! É uma vergonha o que ali se passa.
    Tem mais é de ser denunciada e com todas as letras na internet, pois pelos tribunais deste país já se sabe que dificilmente se conseguirá justiça, como tão bem descreveu o último anónimo em cima! Pelo menos que se consiga abrir os olhos aos desgraçados que ainda estão a ponderar trabalhar para a WHO!! Espero que todas estas denúncias sejam encontradas facilmente nos motores de busca...e que pelo menos a justiça se vá fazendo pelo boca-a-boca dos verdadeiros lesados!!

    ResponderEliminar
  8. Também ali pelos lados da BEDETECA já sabem o que a casa gasta na who:

    http://bedeteca.wordpress.com/2011/12/02/a-who-ferve/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso, aparentemente algum hacker entrou no site da Who...

      Quanto ao post, o testemunho não me surpreende. Histórias como esta há muitas, não percebo é como ainda estão de portas abertas.

      Eliminar
  9. Uma vergonha!!!
    Força!!!
    Se querem respeito e consideração, que tenham respeito e consideração também por nós artistas, pelo nosso trabalho!!!
    Que façam eles as ilustrações já agora!!! Muito fácil é ganharem nome muito graças à dedicação do artista!

    A sério, que vergonha!!!

    ResponderEliminar
  10. Caso interesse saber, a Who foi penhorada, estando nesta data (Dezembro 2012) os bens à venda.
    http://www.e-financas.gov.pt/vendas/detalheVenda.action?idVenda=322&sf=3085&ano=2012

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela informação, acho que vai deixar muita gente contente e muita gente triste por não receberem o que era seu por direito.

      Eliminar
  11. Olá,
    Também estou na mesma situação com uma dívida de 2006! Já insisti de todas as formas possíveis e nada! Gostava de avisar todos os interessados que, sei de fonte segura (mesmo), que a WHO SE PREPARA PARA ABRIR FALÊNCIA!! Depois vai renascer com outro nome, noutro local de Lisboa e continuar a enganar novos 'jovens' talentos!!

    ResponderEliminar
  12. E mais um triste testemunho:

    "UM ALERTA A TODOS OS PROFISSIONAIS DA ÁREA.

    Acabo de voltar de uma reunião com o meu advogado e trago de lá uma TRISTE história para contar.

    Há 4 anos que decorria na justiça uma causa por uma dívida que a WHO Creative Talents Agency tinha para comigo. Era relativa a trabalhos que eu tinha feito por intermédio deles, para os quais eles foram pagos pelos clientes, mas sobre os quais nunca cheguei a receber. Ora, fico agora a saber que a causa dá-se por encerrada pois a WHO Creative Talents Agency, declarou insolvência em dezembro do ano passado. Tem dívidas para com o Estado Português superiores a 80.000€. (valores estes publicados aqui http://www.citius.mj.pt/Portal/consultas/ConsultasCire.aspx, de livre acesso a qualquer cidadão português que as queira consultar, incluindo os grupos editoriais e jornais que continuam a trabalhar com esta agencia). Seguramente muitos artista ficaram na mesma situação que me encontro agora. Um dos principais credores da WHO ( uma dívida de mais de 35.000€, é um artista que durante muitos anos publicou as suas ilustrações num semanário de referência em Portugal e que, neste momento, pelo seu talentoso trabalho, continua no mercado, embora, claro está, sem a parceria com a WHO. E, porque mais vale tarde do que nunca, o próprio grupo do qual faz parte o semanário, também já não é um cliente da WHO).

    Mas o meu maior espanto é que a WHO Creative Talents Agency continua a funcionar. E com a mesma Ema Cerveira, como directora! Ema Cerveira que nem sequer terá o trabalho de ir a tribunal explicar esta dívida. Na prática, se decidisse avançar com o processo, o que aconteceria é que com o volume de dívidas que a WHO Creative Talents Agency tem com o Estado ( que é o primeiro credor a receber em casos de insolvência) depois de saldadas as dívidas com o Estado, na sobraria para mim. Assim, fui aconselhado a anular o processo para não perder ainda mais dinheiro com custas judiciais.

    A WHO Creative Talents Agency continua no mercado a colaborar com os principais órgãos de comunicação e agências de publicidade. A WHO, na sua página do facebook, tem no seu post mais recente da WHO Creative Talents Agency, um anúncio em como está a procura de novos designer; "Temos um trabalho rápido e de grande visibilidade à vossa espera!” anunciam eles . Ainda na página da WHO, os mesmo gabam-se dos 15 anos de existência, com direito a uma nova imagem e com publicações dos principais trabalhos feitos por eles. Os meus trabalhos, feitos por intermédio da WHO Creative Talents Agency, para clientes como a PT e Jornal i , QUE FICARAM E FICARÃO POR SER PAGOS, não estão lá. Estes trabalhos foram pagos pelos clientes a WHO Creative Talents Agency, que acrescentava uma margem de 100%, em relação ao que era orçamentado pelo ilustrador, dentro do prazo de pagamento.

    O valor da dívida que esta agência tem para comigo, neste momento, por sorte apenas "dava-me jeito". Porém, na altura em que colaborei com a WHO, uma altura em que estava a começar, o dinheiro que, desonestamente, a WHO não me pagou era muito importante para continuar a trabalhar e conseguir vingar dentro de uma área na qual tanto investia, mas nada fácil como sabemos. A dívida fica por pagar. E a WHO a continuar no mercado como se nada fosse. Possivelmente, a aproveitar-se da dificuldade de muitos designer e ilustradores, em início de carreira, em conseguir trabalho. Na altura, a WHO Creative Talents Agency tinha acordo com as escolas, como a ETIC por exemplo, de onde estes artistas saiam, ansiosos por conseguirem trabalho e prosseguirem os seus sonhos.

    Coloco este post numa altura em que, depois de muitos esforços, consigo viver do meu trabalho nesta área, depois de ter conquistado clientes que honram os seus compromissos, e a quem apenas me resta agradecer a confiança e a honestidade."

    ResponderEliminar
  13. Cada vez mais a verdade sobre esta vigarista Ema Cerveira/WHO vem ao de cima e já muitos clientes se recusam a compactuar com essa pouca vergonha.

    ver mais aqui:

    http://ganhemvergonha.pt/post/93692701893/de-acordo-com-a-sua-pagina-no-facebook-a-who-e

    ResponderEliminar
  14. http://i-nunofonseca.blogspot.pt/2011/01/prenda-da-ema.html

    ResponderEliminar