segunda-feira, 18 de junho de 2012

Costas com costas


A nova taxa de segurança alimentar vai entrar em vigor. Diz o governo que esta medida é essencial já que irá garantir a qualidade dos produtos. Como? Porque com esta taxa foi criado o Fundo Sanitário e de Segurança Alimentar que financia os custos do controlo desta área, passando por várias vertentes distintas que vão desde a proteção dos animais até à segurança alimentar. 

Tudo isto me fez pensar numa coisa: Mas onde raio anda a ASAE? Não é suposto ser ela a tratar desta área? Em vez de se criar um fundo onde o único interesse pela comida são os tachos, porque é que não se reveem os poderes das entidades já existentes adaptando-as e mudando-as conforme as necessidades? 

Esta politica do “faz-se de novo” e que nunca é pensada a longo prazo faz-me sentir que não vivemos todos na mesma realidade, que há uma discrepância gigante entre os interesses e os papeis que cada um escolhe no nosso país. 

E essas realidades díspares são espelhadas não só na política mas em todas as formas. Por exemplo, a seleção que nos representa, que representa o nosso país e todos os portugueses no campeonato europeu de futebol, é a que mais gasta, numa ostentação que demonstra uma grande falta de respeito e que nos simboliza de forma errónea. 

Parece que somos um país feito de pessoas que não falam umas com as outras nem estão cientes da vida umas das outras. 

Talvez por isso tenha havido esta vaga de manifestações onde cada um puxa a brasa à sua sardinha mas ninguém tem sardinhas para comer. E voltamos à comida e às injustiças porque, no fundo, quem vai pagar esta taxa de segurança alimentar não vão ser as grandes superfícies, vamos ser nós. 



Sem comentários:

Enviar um comentário