segunda-feira, 19 de março de 2012

Transparente como água


O plano Nacional de Barragens gerou uma febre por construir este tipo de empreendimentos energéticos por todo o país, sem divulgar quais são as vantagens destas construções, qual é o retorno que têm e o que é que ficamos a ganhar. 

A verdade sobre este assunto é que as novas barragens produzem 0% de energia líquida, já que consomem a totalidade do que produzem para bombear água. 

Numa visão sempre a pensar nos interesses nacionais, o Estado comprometeu-se a pagar 49 milhões de euros por ano a estas centrais, haja, ou não, produção de energia. Estes 49 milhões representam 20% do dinheiro emprestado pela Troika. 

Se pegarmos nestes dados e pensarmos na linha do rio Tua, vemos como os sucessivos governos de Portugal nunca pensam a longo prazo. A falta de visão faz com que não haja um investimento com retorno garantido no nosso país. 

Neste caso especifico, esta linha centenária podia criar 11 vezes mais emprego, por milhão investido em comparação com a barragem, se fosse mantida aberta e modernizada. Como seria isso possível? Simples: 

- Esta linha pode ser ligada a Puebla de Sanabra, Espanha, onde vai passar a linha de alta velocidade espanhola fazendo com que se chegue a Madrid numa hora e meia; 

- Bragança, através do aeródromo e de uma ligação férrea decente, facilmente entrava no circuito das lowcost, o que favorecia muito a nossa economia; 

- Se a linha não for submersa, pode ser uma enorme atração de turismo férreo, muito à imagem do que já é feito, por exemplo, em Espanha. A ligação com o Douro seria um desses motivos, entre outros; 

- Até agora já foram perdidos cerca de 2 milhões de euros com o encerramento desta linha, quer a nível de comércio local, quer a nível de receitas de bilheteira. 

Outro ponto importante que devemos lembrar é que esta é uma região do país esquecida e abandonada. Sempre tivemos dificuldade em arranjar formas de tornar o interior mais dinâmico e sustentável. Esta seria uma forma disso acontecer. 

Já não bastava os bancos estarem sempre a ganhar, também vamos ajudar os carteis da energia.



NOTA - Aqui neste programa da Biosfera está tudo explicado com mais pormenor. Vejam porque vale a pena.



Sem comentários:

Enviar um comentário