segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vendido futuro, a bom preço e a 10 anos

A aldeia global está a tomar conta do mundo. O ocidente, que sempre desejou esta grande abertura está a deparar-se com um problema: os níveis de vida pelos quais sempre lutou e quis manter estão a ser normalizados. Ou seja, a classe média desce gradualmente o seu poder de compra porque compete diretamente a nível mundial. Já não ganhamos tendo por padrão o nosso continente, mas sim tendo em conta uma economia mundial onde, por exemplo, a Índia e os EUA competem lado a lado.

As regalias a que os nossos quadros se habituaram, estão a começar a ser suprimidas e, a geração dos 25 aos 35 está a ver o seu futuro a ser hipotecado. O futuro laboral, o futuro familiar, o futuro de reforma estão a ser tirados sorrateiramente, num jogo de cintura sem escrúpulos.

Os bancos deram créditos lembrando a estes jovens que tinham a vida pela frente e uma carreira de futuro; as empresas prometeram que no próximo ano é que era, que iam receber bem, mas só para o próximo ano (e ainda dizem o mesmo); os descontos obrigatórios para uma suposta reforma não coincidem com a realidade de um país cuja pirâmide etária está a ficar cada vez mais invertida porque ter filhos deixou de ser uma prioridade, não há dinheiro.

Competimos com países que oferecem o mesmo, mas mais barato e com a mesma qualidade; onde o nível de vida é mais baixo mas o nível cultural não. Vamos ver ascender a China, a Índia, o Brasil e nó vamos ficar aqui, neste cantinho, a transformarmo-nos e a equilibrar as voltas da economia e das mentiras sociais. 




3 comentários:

  1. É um comentário lúcido que daría lugar a uma boa discussão. Mas também discutir não vale a pena, porque as nossas vidas estão determinadas por alguns "pequenos grandes deuses"!
    Mas se puder dar uma picadela na anca de um "deus menor" fá-lo-ei!

    ResponderEliminar
  2. Pois, esquecemo-nos que a globalização é como uma autoestrada, chega-se mais depressa ao destino mas tem dois sentidos!
    Só agora é que nos apercebemos da outra faixa.
    E quanto ao comentário sobre a cultura também tenho as minhas dúvidas...

    ResponderEliminar
  3. A cultura pode ser discutível, mas o acesso a uma educação bem sustentada, não. A Índia tem provado isso.

    PS - Obrigada pela inspiração.

    ResponderEliminar