segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

16 e 17 de janeiro não há dinheiro!

Muito embora os nossos votos sejam de um 2012 cheio de coragem de força de vontade e associativismo, queremos relembrar que ainda nos encontramos numa situação económica frágil.

Eric Cantona fez um apelo, há já algum tempo, de um protesto que não foi levado a cabo mas que é uma excelente forma de reivindicar, sem violência, sem motins, sem polícia, sem confrontos de maior. É uma forma pacífica de provar que o poder está no povo, que se todos os “pobres” levantarem o seu dinheiro, os 1% não conseguem sustentar esta imaterialidade monetária, números que vemos mas nunca sentimos, dinheiro que não existe efetivamente. Eles movimentam-no como lhes convém. Fazem dinheiro com o nosso dinheiro, e ainda nos cobraram impostos e taxas.

Nesse sentido fazemos um apelo: Pedimos a todos que, entre o dia 16 e 17 de janeiro, levantem todo o dinheiro das vossas contas. Nos dias seguintes voltamos a depositar, mas o objetivo é que os bancos sintam o que é estar sem dinheiro, o que é estar preso a um bem que pensam ser deles, mas que é nosso.

Vamos mostrar-lhes o amor que temos por um espírito solidário, que todos estamos metidos nesta crise, que não nos podem manipular, chantagear e, mais importante, que o povo é quem mais ordena. Divulga esta revolução.





6 comentários:

  1. e porque é que havemos de o voltar a depositar, assim fica tudo na mesma...
    Tânia

    ResponderEliminar
  2. Por mim, se não voltarmos a depositar, melhor. Sei que não é fácil para todos, por isso achámos por bem serem só dois dias. Mas se todos aderirem, vais ver que vai causar mossa.

    ResponderEliminar
  3. Cambada de anormais....
    Isso é que seria ajudar a economia....
    Boas ideias.... :S

    ResponderEliminar
  4. Estamos sempre à espera de ações e sugestões, mas só aparecem quando as coisas estão feitas. Isso é fácil. E somos anormais, é verdade, porque nos sujeitamos aos bancos e às suas regras constantemente.

    O melhor de criticar é quando se acresce uma mais valia. Não percebemos a tua crítica, ou melhor, não percebemos a tua mais valia.

    ResponderEliminar
  5. Oi, acho muito interessante a ideia, mas pouco prática. Ficar andando com dinheiro vivo por ai também não acho muito recomendado.
    Acho que se poderia divulgar como somos levados a gastar muito mais que qualquer outro pais em todos os tipos de produtos, de roupas a eletrônicos. Deveríamos sim é fazer uma campanha para parar de comprar itens que não estamos realmente precisando, para forçar sim uma baixa dos preços e/ou impostos. Nosso poder de compra é mascarado pela tal parcela, 12, 24, 48x o que mascara o fato de estarmos pagando preços absurdos por tudo.

    ResponderEliminar
  6. O nosso objetivo é sensibilizar a sociedade para um problema que nos preocupa. Nesse sentido, este movimento, mesmo que seja pouco prático tem razão de existir. Tens razão em fazer outro tipo de intervenções, mas todas são importantes para mudar e sensibilizar a comunidade.

    ResponderEliminar